20101114 - Domingo 14 de novembro de 2010

20101203 – Domingo 3 de dezembro de 2010
November 1, 2010
20101121 – Domingo 21 de novembro de 2010
November 19, 2010

20101114 – Domingo 14 de novembro de 2010

Côn. Dario Bevilacqua

Do Evangelho que neste domingo, 33º do tempo comum, é proclamado em nossas celebrações eucarísticas. (Lucas capítulo 21 versículos de 5 a 19)

“Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: ‘Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.’ Mas eles perguntaram: ‘Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer? Jesus respondeu: ‘Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo.’ Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim.’ E Jesus continuou: ‘Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Comentário:

Não são poucos os que afirmam que o fim do mundo está iminente e que dentro em breve a humanidade vai ter o seu fim. Algumas religiões têm até marcado o dia, o mês e o ano em que isso vai acontecer. Cuidado para não serdes enganados. Sabemos que uma guerra hoje em dia seria capaz de destruir a humanidade toda. Diante disso muitos já não têm mais esperança nenhuma nessa nossa humanidade tão perversa. Não há mais esperança de salvação.
Diante dessa constatação podemos nos perguntar o que esperam os discípulos de Jesus? A fé nos permite descobrir que a salvação que buscamos e da qual precisamos, supera tudo o que os homens podem nos dar. Nossa tarefa é buscar uma salvação final. Orientar todos os esforços da humanidade para essas metas definitivas de uma sociedade de fraternidade e liberdade. Continuar a lutar obstinadamente, incansavelmente. A promessa de Deus feita por Jesus no evangelho de hoje deve manter nossa esperança: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *