31 Conselhos para uma vida melhor

 

 

alt

31 Conselhos para uma vida melhor (*)

Recomendações importantes para a saúde, mas que quase nunca os especialistas se lembram de nos contar durante a consulta de rotina.

Interessados em manter o nosso bem-estar acima de tudo, os médicos e outros profissionais da saúde concordaram em revelar seus segredos. Acredite, colocando-os em prática, sua qualidade de vida irá melhorar 100%.

1 – Evite carregar peso de um lado só do corpo

As bolsas grandes estão e continuarão na moda. E claro que queremos que você continue usando o acessório. Mas é necessário ficar atenta ao peso que está dentro dela para não ter problemas no futuro.

“Quando sobrecarregamos um só lado elevamos o ombro onde está o peso para evitar que a bolsa caia, isto além de sobrecarregar o lado, pode acarretar dores e até escoliose postural”.

Portanto, pare e pense se é realmente essencial levar tudo que está na sua bolsa. Caso sim reveze os ombros.

2 – Atenção dentro do carro

Quando você for pegar a bolsa ou as sacolas pesadas do supermercado no banco de trás do carro lembre-se de sempre tirá-las pela porta traseira e jamais puxá-las quando sentada no banco da frente.

Por causa dos encostos de cabeça obrigatórios nos veículos automotores para a proteção da coluna cervical, em casos de acidentes, a altura dos bancos ficou maior, obrigando a uma elevação maior do braço ao tentar alcançar ou pegar qualquer objeto na parte de trás do veículo. Esse simples gesto pode levar a graves lesões.

3 – Cuidado com o Salto Alto

Se você não dispensa um salto alto, atenção a alerta do fisioterapeuta: “para nos equilibrarmos no salto alto, projetamos nosso corpo para frente e consequentemente os ombros para trás, o que pode acarretar em uma lordose lombar”. Os saltos finos, além do desequilíbrio, causam instabilidade no tornozelo, aumentando as chances de uma entorse.

Os de bico fino, quando usados em excesso, podem levar a deformidade dos dedos, porque em geral existe uma sobra de espaço entre a ponta dos dedos e o bico do sapato, e quanto mais próximo os dedos estão do bico, mais apertados ficarão, aumentando as chances de deformidades com uso contínuo.

4 – Rasteirinhas não são calçados adequados

Apesar de estar na moda, serem práticas e confortáveis, as rasteirinhas não é o tipo de calçado adequado para grandes caminhadas já que não possuem absorção de impacto e podem ocasionar dores e problemas, principalmente nos pés e tornozelos.

“Portanto, se você for percorrer um longo trajeto a pé prefira um bom tênis, se o uso do salto for necessário leve-o na mochila e depois o coloque”.

5 – Preocupe-se como as rugas a partir dos 25 anos

Sim, é nesta fase que as temidas marcas de expressão começam a aparecer. Procure o dermatologista, ele pode lhe indicar algum tipo de ácido para prevenir e tratar o foto envelhecimento.

6 – Aposte nos alimentos ricos em fibra

Quando o intestino não funciona bem ou se tem uma dieta muito gordurosa, a pele geralmente fica com aspecto mais oleoso e o corpo não consegue eliminar totalmente as toxinas.

Por isso, acrescente na sua dieta alimentos ricos em fibras, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos, contribui bastante para o bom funcionamento do intestino.

7 – Regule o banco do automóvel

Por causa do trânsito ficamos cada vez mais dentro do carro, e para evitar dores osteoarticulares e musculares uma dica é regular a distância entre banco e os pedais, principalmente nos carros que não são automáticos.

“A longa distância e o movimento constante de apertar a embreagem podem levar a um movimento incorreto do quadril, sobrecarregando a coluna lombar. O mais fácil na regulagem da distância é colocarmos a mão no final da coluna lombar, logo acima do glúteo esquerdo, e apertarmos bem a embreagem até o fim. Se esse movimento provocar o descolamento do quadril do banco, você deve puxá-lo para frente”, aconselha o fisioterapeuta Claudio Zezza (SP).

8 – Faça exames preventivos todos os anos

Procure saber os exames que são necessários para a sua faixa etária, levando em consideração o histórico de saúde pessoal e familiar.

“Não use o excesso de trabalho ou a vida agitada como desculpa para não cuidar de sua saúde. Muitos laboratórios e clínicas funcionam aos finais de semana e até feriados. Não subestime a prevenção, que é umas das pedras fundamentais para manutenção do bem-estar”

9 – Previna o câncer de mama realizando o auto-exame

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a cada 36 minutos o câncer de mama faz uma vítima fatal no Brasil. Portanto, separe uns 15 minutinhos todo mês para fazer o auto-exame das mamas, esta atitude pode salvar sua vida!

As mulheres que menstruam deve fazer o auto-exame na semana seguinte à menstruação e as que não mais, devem escolher um dia fixo para fazer o exame todo mês. Fique em pé em frente ao espelho e observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.

Ainda em pé, em frente ao espelho levante os braços e observe se com o movimento aparecem alterações de contorno e superfície das mamas. Deitada, com a mão direita apalpe a mama esquerda, faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos. Repita na mama esquerda.

10 – Não passe muitas horas na frente do computador

O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é que a cada uma hora de digitação haja um descanso de 10 a 15 minutos. Aproveite este intervalo para tomar uma água ou um café, levante, se movimente e se possível faça alguns alongamentos para os músculos mais utilizados, é uma forma de prevenir os malefícios dos movimentos repetitivos.

11 – Beba bastante água

O recomendado é ingerir no mínimo dois litros de água ao dia para que a filtração renal seja potencializada e consequentemente ajudar na eliminação das substâncias tóxicas ao organismo através da urina e transpiração. Com isso, você vai conseguir se livrar da terrível retenção de líquido.

12 – Evite o tabagismo

Você já sabe que fumar faz muito mal para a saúde, mas não custa nada lembrar que ele causa inflamação das artérias e favorece o acúmulo de placas de gordura no seu interior.

“No sistema venoso causa o enfraquecimento da parede das veias com conseqüente dilatação, e aumenta a coagulação do sangue, aumentando também o risco de formação de coágulos e trombose venosa”

Isso sem mencionar que as substâncias oxidantes do cigarro diminuem a produção do colágeno e aumenta a flacidez e rugas faciais, por isso a pele do fumante envelhece mais rápida que a dos não-fumantes.

13 – Elabore o cardápio com coração

“Alimentos com baixo teor de gordura como frutas, vegetais, carnes magras, frango ou peixes evitam o aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, pois eles possuem menor concentração de gorduras que se transformam em colesterol e triglicérides dentro do nosso corpo, funciona como se você colocasse menos lenha na fogueira”

14 – Pratique sexo seguro

Não abra mão do sexo seguro nunca! O uso do preservativo é uma necessidade em qualquer idade, inclusive na maturidade, pois qualquer um de nós pode ser portador de uma enfermidade sem conhecimento desta, então, fique atenta e firme nas suas solicitações.

15 – Não se esqueça do demaquilante

Se você tem preguiça de tirar a maquiagem antes de dormir, saiba que ela pode obstruir os poros, deixando a pele mais oleosa e propensa à acne.

16 – Fuja das caretas!

Quem sorri muito com os olhos, ergue demais as sobrancelhas ou faz muito biquinho enquanto fala tende a ter a pele marcada mais precocemente pelas famosas rugas de expressão. Então, maneire nas caretas enquanto bate aquele papo gostoso com os amigos.

17 – Nunca abuse do sol

O protetor solar é o produto mais importante para a sua pele, ele evita manchas, previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

“Quando for à praia ou piscina, use um bom par de óculos de sol e um chapéu para completar a proteção. Não se esqueça de caprichar no filtro solar no colo e nas mãos, que têm uma pele muito fina e delicada, sujeita a manchas e rugas”.

18 – Tenha uma boa noite de sono

Procure dormir em média oito horas diárias, período ideal para repor suas energias. Abrir mão de uma noite de sono adequada traz várias consequências, como irritabilidade, alterações de humor, dificuldades para se concentrar, além das terríveis olheiras e bolsas sob os olhos, que atrapalham um belo visual.

19 – Reserve alguns minutos para você

As mulheres, de um modo geral, dedicam mais tempo cuidando de outras pessoas do que de si mesmas e, dessa forma, podem deixar passar algumas alterações importantes.

“Curtir mais os filhos, a família e os amigos – diminui o estresse e melhora a percepção das outras pessoas sobre possíveis doenças que elas podem apresentar”.

20 – Inspire, respire e relaxe

 “O estresse, se for exacerbado pode ser extremamente prejudicial, podendo causar ou agravar doenças físicas como hipertensão, diabetes, doenças auto-imunes.

Além disso, os hormônios liberados pelo estresse crônico engordam. Portanto, descubra o que está te deixando estressada e evite”

21 – Evite sal e açúcar em excesso

A ingestão de açúcar em excesso pode aumentar níveis de triglicérides e descompensar a taxa de glicemia do organismo. Consumir sal em demasia, principalmente em pessoas com tendência a hipertensão, pode piorar e endurecer as paredes dos vasos sanguíneos.

22 – Dê preferência ao chocolate amargo

Se a vontade por chocolate for incontrolável, escolha o amargo, que traz mais vantagens à saúde.

“Isso acontece porque o chocolate amargo não contém leite, tem maior quantidade de cacau que os outros e apresenta flavanóides, substâncias que contribuem para a prevenção de doenças do coração”, explica o endocrinologista Reginaldo Albuquerque. Mas cuidado! Por causa do alto teor de gordura em sua composição, é indicado no máximo a ingestão de 30 g diárias.

23 – Não fique muito tempo imóvel

Evite, sempre que possível, ficar longos períodos com as pernas paradas, pois aumenta o risco de trombose venosa. “Invista nas atividades aeróbicas, já que a contração repetida dos músculos das panturrilhas estimula a circulação venosa nas pernas”.

24 – Acabe com as dores de cabeça comendo direito

De acordo com dados da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, este problema chega a afetar 30% da população brasileira, incluindo homens e mulheres.

Quem tem o mal deve evitar alimentos enlatados devido à grande quantidade de conservantes, como os nitritos e os nitratos, responsáveis pela dilatação dos vasos sanguíneos.

25 – O óleo de peixe faz bem

Segundo estudos, devido ao alto consumo de óleo de peixe, os esquimós apresentam teores de colesterol e triglicérides muito abaixo dos povos ocidentais e, conseqüentemente, não têm doenças das coronárias e hipertensão.

26 – Colírio para clarear os olhos pode criar dependência

Nosso organismo produz uma substância chamada vasoconstritores, que serve para evitar a dilatação das veias do glóbulo ocular que causa a vermelhidão dos olhos.

“Quando o uso do colírio para clarear os olhos é feito sem uma prescrição médica e de forma contínua, o organismo não vê mais a necessidade de continuar a produzir a substância. E sem ela nossos olhos se tornam dependentes constantes do medicamento.

27 – Para uma visão saudável vá de frutas e legumes

Alimentos ricos em vitamina A (espinafre, cenoura, etc) e betacaroteno (brócolis, mamão e laranja) protegem os olhos do envelhecimento precoce e mantém a visão saudável.

28 – Mude o cardápio e o seu colesterol

A taxa de colesterol pode diminuir entre 20% e 30%. Por isto, invista em uma dieta vegetal rica em fibras. Mas é importante saber que esta dieta contribuirá para baixar o colesterol, mas não é um fator decisivo.

29 – Não exclua a gordura do menu

A dieta ideal deve conter carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais e também gorduras. Sim, gorduras.

Elas fornecem energia ao organismo, são fundamentais na absorção de certas vitaminas e na fabricação de elementos vitais para o bom funcionamento do organismo, como os hormônios.

30 – Coma soja na menopausa

As isoflavonas da soja contribuem para amenizar as ondas de calor, bastante comuns nesse período. A soja pode ser ingerida em grãos, no tofu, leite de soja e carne de soja.

31 – A dieta certa ajuda no combate ao câncer de mama

Grandes quantidades de repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas e nabo são capazes de ajudar na imunização contra o câncer de mama, pois controlam o estrogênio.

Alimentos ricos em vitamina D, como farelo de trigo, feijão, soja e frutos do mar também ajudam na imunização contra a doença.

(*) Reproduzido do site:

http://www.diabetes.org.br

Sociedade Brasileira de Diabetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *