20101128 - Domingo 28 de novembro de 2010

Côn. Dario Bevilacqua

Do Evangelho que neste domingo, 1º domingo do advento. é proclamado em nossas celebrações eucarísticas.
( Mateus, capítulo 24, versículos de 37 a 44)

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:
‘A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca.

E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho:
uma será levada e a outra será deixada. Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá’.

Comentário

Jesus insistiu muitas vezes que seus discípulos deviam viver despertos e vigilantes permanecendo atentos aos sinais dos tempos. O Concílio Ecumênico Vaticano II lembra que é dever da Igreja olhar a fundo os acontecimentos da época em que vive e procurar a luz do Evangelho perceber qual a resposta que em nome de sua fé deve dar. Dessa forma ela estará cumprindo sua missão de responder às questões que aquele momento histórico exige. Só desta maneira os discípulos de Cristo poderão, nos diversos momentos da história humana, ser fieis a Jesus. É essa a maneira de ficar atento, de estar preparado para o momento em que Ele vai chegar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *