Gordura de côco emagrece?

Felicidade no trabalho: quem cuida disso?
November 17, 2015
Saúde
November 17, 2015

Gordura de côco emagrece?

Amparo Hurtado Fernandez
No Brasil, o consumo da água de côco é bastante popular, sendo considerada uma “bebida isotônica natural”, por seu teor elevado de magnésio e potássio. Já os benefícios associados ao consumo do “óleo de côco”, são pouco conhecidos em nosso meio. Esses efeitos são reconhecidos e valorizados pela Medicina Ayurveda na Índia há quase três mil anos.

O côco tem sido a base da dieta de diversas comunidades da Ásia e Pacífico Sul. Nesses países, observa-se cerca de um óbito para cada 100.000 habitantes por doença coronariana enquanto que nos países que não utilizavam óleo de côco, a mortalidade era de 16 a 187 casos / 100.000 habitantes. Existem diferentes métodos de obtenção do óleo de côco, o que faz com que existam duas categorias de produto: refinado e virgem. Os óleos virgens apresentam vantagens em relação aos refinados nos quesitos nutricionais e fitoquímicos, sendo porém bem mais caros. Os pesquisadores concluíram que os efeitos superiores do óleo de coco virgem sobre o óleo de côco refinado, são explicados pelos níveis de antioxidantes, que são mantidos nos óleos virgens. Portanto, preferencialmente, o óleo de coco deve ser comprovadamente virgem e orgânico.

Um estudo realizado em ratos já evidenciava em 1957 a perda de peso nos animais alimentados com gorduras similares a gordura do côco. Estudos mais recentes avaliaram o gasto energético e a composição corporal de 24 homens com IMC entre 25-31kg/m2 através de calorimetria indireta e de ressonância magnética nuclear e verificaram que o consumo de uma dieta rica em gordura de côco durante 28 dias, reduz a adiposidade abdominal em homens com sobrepeso, possivelmente devido ao aumento do gasto energético, somado a um efeito sacietógeno (aumenta a saciedade nas refeições). Uma redução no acúmulo de gordura corporal também foi descrita em estudos realizados em humanos no Japão. Em minha prática clínica tenho observado muitos benefícios na utilização do óleo de côco como fonte de gordura. Pacientes com colesterol alto melhoram o perfil lipídico (valores de colesterol total e frações e triglicérides) entre 1 e 3 meses apenas trocando a gordura vegetal pelo óleo de côco. Pacientes diabéticos também se beneficiam com o seu uso melhorando o equilíbrio da glicemia. O emagrecimento e a perda de gordura abdominal é observado quando se utiliza em conjunto com uma dieta equilibrada e um programa de exercícios físicos. Esse é um produto que vale a pena experimentar e utilizar em diferentes preparações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *